adobestock-187902458-scaled-1

Conheça os profissionais que formam uma equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica

O sucesso da cirurgia bariátrica não depende, exclusivamente, do trabalho realizado pelo cirurgião. Além de exigir a disciplina e o comprometimento do paciente, o procedimento também depende de uma boa equipe multidisciplinar. Você sabe quais são as especialidades que integram esse grupo? Então, continue a leitura, pois nesse texto serão apresentados cada um dos profissionais envolvidos no processo.

Quais médicos compõem a equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica?

Por ser um procedimento de alta complexidade, existem muitos fatores a serem considerados antes, durante e após a cirurgia. Esses fatores estão relacionados a diferentes partes do corpo humano. Por isso, há a necessidade de que haja um amplo grupo de especialistas médicos, pois cada um tem a responsabilidade de analisar a situação da área que lhe diz respeito e prescrever os exames que estão sob sua alçada. Todos esses profissionais desempenham suas tarefas com um único objetivo: fazer com que a cirurgia seja um grande sucesso. Para estar apto ao procedimento, o paciente precisa ter o aval de toda a equipe. Essa aprovação depende dos resultados dos exames e das avaliações. Isso porque é por meio desses resultados que será possível confirmar a condição física e psicológica do paciente, além de definir a melhor técnica cirúrgica.  Os principais profissionais envolvidos na cirurgia bariátrica são o cirurgião bariátrico, o endocrinologista, o psiquiatra, o ginecologista, o pneumologista, o cardiologista, a nutricionista e o anestesista, além de um educador físico.

Como cada especialista atua no procedimento?

Para alcançar um resultado satisfatório, é fundamental que haja uma equipe de médicos de diferentes áreas de atuação acompanhando o paciente. Cada profissional possui a sua responsabilidade no processo. A seguir, uma breve explicação do papel que esses médicos desempenham na cirurgia bariátrica.

Cirurgião bariátrico

Esse é o médico responsável pelo ato cirúrgico. Com base nos pareceres, na sua avaliação e nos resultados dos exames, ele irá definir a melhor técnica de cirurgia bariátrica a ser utilizada.  Além disso, é o cirurgião que define se o paciente cumpre os requisitos e está apto para o procedimento ou não. Na maioria dos casos, esse profissional é também o responsável por escolher a equipe multidisciplinar.

Endocrinologista

O endocrinologista é quem diagnostica a causa da obesidade e sugere qual o tratamento mais adequado. Nem todos os casos de obesidade são resolvidos pela cirurgia, pois o problema pode ser causado por outra patologia, tal como um tumor na glândula supra-renal. Esse especialista também é quem acompanha as principais complicações metabólicas, tais como diabetes, hipertrigliceridemia, distúrbios hormonais e hipercolesterolemia.

Cardiologista

O parecer de um cardiologista é importante em qualquer cirurgia. Os pacientes obesos estão mais predispostos a complicações cardíacas como infarto, hipertensão e insuficiência cardíaca. Para prevenir essas comorbidades, esse profissional irá acompanhar o paciente. 

Psiquiatra

A obesidade é uma doença que pode ter causa exclusivamente psicológica. Por essa razão, os cuidados com a saúde mental do paciente são de suma importância.  O psiquiatra é o responsável por apresentar o perfil psicológico do paciente para equipe, por orientar o indivíduo sobre as possíveis complicações psicológicas que podem ocorrer no pós-operatório e sobre as mudanças que precisará fazer em seu estilo de vida.

Ginecologia

As mulheres precisam passar pelo crivo dessa especialidade, pois qualquer tipo de infecção deve ser tratada antes da intervenção. 

Pneumologista

O pneumologista é fundamental no pós-operatório, pois ele é quem avalia a condição respiratória do paciente. As pessoas que sofrem com obesidade precisam fazer um grande esforço para respirar, por isso, o pulmão precisa estar sem restrições.

Nutricionista

A obesidade está diretamente ligada aos maus hábitos alimentares. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento de uma nutricionista. Esse profissional pode garantir o sucesso da cirurgia, prescrevendo e orientando o paciente para sua nova alimentação.

Anestesista

O anestesista é o responsável por manter o paciente sob controle durante o ato cirúrgico. Apesar de ser acionado apenas no dia da cirurgia, ele desempenha uma tarefa tão importante quanto as outras. 

Educador físico

Uma das principais recomendações após a cirurgia e no período de recuperação é que o paciente inicie a prática de atividades físicas. Para isso, o auxílio de um educador físico é fundamental, pois ele irá incentivar o indivíduo a iniciar essa mudança no estilo de vida. Agora você já conhece todos os profissionais envolvidos na cirurgia bariátrica e sabe quais funções cada um desempenha. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp