sem-filtro-cirurgia-bariatrica-pode-ser-feita-em-adolescentes

A cirurgia bariátrica pode ser feita em adolescentes?

Não há o que se contestar quando se fala da eficácia da cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade. Entretanto, quando se avalia a possibilidade do procedimento em adolescentes, surgem muitas dúvidas entre os pais.

Afinal, será melhor esperar alguns anos até que se desenvolva um novo método ou o ideal é tratar a doença o quanto antes para minimizar as consequências a longo prazo? A leitura desse artigo poderá ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta.

Causas da obesidade em crianças e adolescentes

A obesidade é diagnosticada quando a criança ou o adolescente está com o peso maior que o recomendado para sua idade e altura, de acordo com as faixas do Índice de Massa Corporal (IMC).

O IMC é uma tabela que indica qual a condição atual de alguém de acordo com o seu peso e altura. Nessa faixa etária, estar acima do peso pode trazer consequências graves para a vida adulta.

O excesso de peso está relacionado à diversas causas, tais como, genética, características do próprio metabolismo, sedentarismo e má alimentação. Os maus hábitos alimentares são considerados os fatores principais de causa da doença em crianças e adolescentes.

Os erros alimentares mais recorrentes são pular refeições, substituição de frutas por biscoitos, comer poucos alimentos saudáveis, além de ingerir massas, frituras e fast-foods em excesso.

A cirurgia bariátrica é eficaz em adolescentes?

Para testar a eficácia da cirurgia em adolescentes no longo prazo, o New England Journal of Medicine publicou os resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Nela, 557 pessoas foram submetidas à gastroplastia.

Desse total, 161 eram adolescentes entre 13 e 19 anos. Os resultados mostraram que os adolescentes perderam o mesmo peso que os adultos, além de estarem menos predispostos a desenvolver comorbidades.

A maioria desses adolescentes que participou do estudo possuía um quadro severo de obesidade. A pesquisa demonstrou que a cirurgia bariátrica é eficaz no tratamento da doença.

Contudo, os médicos costumam contraindicar o procedimento para essa faixa etária, pois há uma preocupação com a capacidade que eles têm em lidar com as consequências do pós-operatório.

Afinal, a cirurgia bariátrica pode ser feita por eles?

No Brasil, o entendimento que prevalece é de que a cirurgia de redução de estômago pode ser prescrita para adolescentes apenas em casos extremos, quando os principais tratamentos conservadores falharam em melhorar a condição do paciente.

Esse entendimento tem sido mais aceito em função dos novos métodos que surgiram para realizar a intervenção. Como exemplo, temos a gastrectomia vertical por videolaparoscopia. Essa é a técnica mais realizada em adolescentes.

Contudo, os critérios para a cirurgia são mais rígidos quando comparados à população adulta. São considerados aptos apenas os pacientes que tenham:

• IMC acima de 50 Kg/m2 ou acima de 40 Kg/m2 se houver comorbidades;
  • consentimento dos pais;
  • consolidação das cartilagens nas epífises de crescimento dos punhos.

Além disso, há a exigência de que um pediatra integre a equipe multidisciplinar responsável pela cirurgia.

Antes de pensar na cirurgia bariátrica, o paciente e seus familiares precisam conhecer as expectativas do tratamento. O pré e o pós-operatório exigem muita disciplina do adolescente.

Quer saber mais? Clique no banner!